top of page

SEU FILHO É ALUNO OU ESTUDANTE?

Nosso saudoso Prof. Pierluigi Piazzi, dizia:

O Brasil tem muitos alunos, mas poucos estudantes!

Ele não achava que essa frase fosse de “efeito”, para ele era a pura verdade!

Nesse momento existem milhões de alunos que estão na reta final dos preparativos para o ENEM. Alguns se consideram bem preparados e outros correm atrás do prejuízo de anos como “alunos”.

Temos que deixar claro para pais e alunos que ao final da última aula de cada dia, o menos importante passou, ou seja, “assistir aula”. O que vem depois é, sem dúvida, a parte principal: "estudar o que foi assistido". Aí reside a diferença entre ser aluno e ser estudante.

Numa reunião com pais, certa vez, uma mãe me disse:

- Sou mãe do João, que estuda à tarde!

E eu perguntei: Então ele assiste às aulas de manhã?

Ela retrucou: Não! Ele assiste às aulas a tarde!

Eu insisti: Então ele estuda de manhã!

A mãe se enfureceu com a minha “burrice” e eu preferi desistir de tentar explicar a diferença.

Se cada família orientasse e motivasse seus filhos para irem além de assistir aulas e pudessem se tornar parceiros da escola, com certeza teríamos avanços significativos na educação.

O que veja, na maioria dos casos, é a preocupação em “passar de ano”, não importando as notas. Basta que estejam acima da média exigida pela escola.

A formação completa (social, emocional e cognitiva) não é discutida em reuniões de pais, pois não conseguem quórum suficiente de ouvintes.

Se você, pai e mãe, estão realmente preocupados com o futuro de seus filhos, fiquem atentos! É mais fácil para todos que eles sejam apenas alunos, porque estudante dá um trabalho.....


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page