top of page

REDE SOCIAL PRIVATIVA NA EDUCAÇÃO


O que é uma Rede Social?

A internet é uma rede mundial de computadores e pessoas. Não existe nada mais eficiente de que as redes sociais para interação dessas pessoas. Tudo que fazemos online nos remete a uma comunicação com outrem, o envio de um e-mail, sala de bate papo, fórum, chat, jogo online dentre outras. O caminho pode ser diferente, mas, nos leva ao mesmo lugar: "Relacionamento Online".

"Redes Sociais" está sendo um assunto discutido no mundo inteiro, com o Brasil não poderia ser diferente. A aplicação está apenas começando, certamente nos próximos anos as novidades serão inimagináveis. As Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não.

Podemos aplicar essa tecnologia na Educação?

Não só podemos como devemos!

Sempre procuramos ferramentas que nos auxiliem nos processos de ensino aprendizagem. O desafio é enorme ao tentar "acharmos" a linguagem de nossos jovens, que atendam ao rigor acadêmico aliado ao "prazer" do aprendizado.

A Maciv, uma empresa espanhola com grande experiência em redes sociais privadas, construiu um modelo que está se mostrando um tremendo diferencial, pois alia todos os recursos de uma plataforma híbrida com a segurança de uma ambiente reservado.

Os pais, professores, funcionários, professores e alunos trocam experiências, comentam postagens, eventos e participam ativamente da vida escolar de seus filhos.

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem?

Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no Facebook ou no Google +? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?

Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem. Se a sua escola quer optar por se relacionar com os alunos nas redes, já deve ter esbarrado em uma questão delicada: qual o limite da interação? O professor deve ou não criar um perfil profissional para se comunicar com os alunos? Essa separação não existe no mundo real, o professor não deixa de ser professor fora de sala, por isso, não faz sentido ele ter dois perfis (um profissional e outro pessoal). Os alunos querem ver os professores como eles são nas redes sociais.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page